pragueguia-em-praga.com.br

Teatro Negro

Teatro Negro de Praga

Teatro e magia, com elementos de mímica e cartoon...


Imagine um palco escuro, habitado por atores "invisíveis" vestidos de preto dos pés à cabeça.
Imagine uma cena simples e lúdica inspirada em algum momento sublime do cotidiano.
Imagine atores vestidos com roupas coloridas, sob uma luz perfeita, contracenando entre eles e com objetos "vivos" e fluorescentes.
Imagine uma música instrumental que mais parece falar.
Imagine uma linguagem pantomímica e universal, que dispensa qualquer palavra.

Está vendo como é?

Não... simplesmente porque é inimaginável.

Isto é Teatro Negro de Praga.

Teatro Negro de Praga pode ser visto em uma grande variedade de teatros, entre os quais, o mais famoso é, indubitavelmente, o Image Theatre. Esse teatro, criado em 1989 como teatro independente, baseia suas obras na síntese do Teatro Negro com a dança, a música contemporânea e a pantomima.

IMAGE THEATRE, Rua Parizska no. 4, Praga - Cidade Velha

http://www.imagetheatre.cz/english/en-index.asp

Concertos

Durante os meses de abril, maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro, a temporada musical em Praga atinge o seu apogeu. Além dos tradicionais espetáculos na Ópera Estatal de Praga, no Teatro Nacional e no Rudolfinum, acontecem diariamente concertos e recitais nas principais igrejas e sinagogas de Praga. Com duração média de 60 a 90 minutos e a rondarem 500 a 900 coroas (20 a 36 euros) de preço, eles compõem-se de andamentos (ou excertos de andamentos) de peças de repertório conhecido, nomeadamente de compositores da República Tcheca, como Dvorák ou Smetana.

Rudolfinum, concertos

Muitos dos bilhetes são vendidos na rua, em pequenos postos ambulantes, com os vendedores a acompanharem os clientes até ao local do concerto, para estes não se perderem no labirinto de ruas da cidade velha.

Igrejas de São Nicolau e São Francisco de Assis: são destaque os recitais de órgão.

Sinagoga Espanhola: esta é uma das mais belas sinagogas do mundo - concertos de música classica e de música judaica

Sinagoga Espanhola, Praga

Casa Municipal: localizada entre a Torre da Pólvora e a praça da República, foi palco da solene proclamação da nova República da Tchecoslováquia, em 28 de outubro de 1918. É o mais famoso prédio em estilo Art Nouveau de Praga. Em seu interior existem três salas de concertos decoradas com obras dos mais destacados artistas tchecos, entre eles Alfons Mucha.

De todos as cidades do mundo, talvez nenhuma se compare a Praga em oferta de espetáculos e concertos baratos. Parte disso se deve ao incentivo do governo à música e também aos párocos das igrejas, que permitem que seus espaços sacrossantos sejam usados à tarde e à noite para recitais, mediante a cobrança de ingressos.

Uma parte do dinheiro vai para a paróquia ou para entidades beneficentes que ela indicar. Outra parte vai para músicos e cantores líricos.

Concerto na IgrejaA lista de endereços é tão grande, e as opções tantas, que um entusiasmado turista musical poderia passar dias e mais dias assistindo concertos das 16h às 22h, ininterruptamente. Isso sem falar nas apresentações de músicos independentes em parques e praças, o dia todo, em qualquer lugar.

Caso esteja com crianças, não deixe de levá-las à ópera de marionetes "Don Giovanni", de Mozart, na Companhia Nacional.

Um programa bem diferente para fazer em Praga é assistir a peça Don Giovanni no Teatro Nacional de Marionetes de Praga. A ópera de Mozart é montada na íntegra, com som original e toda encenada por marionetes  perfeitos. O custo é de cerca de 590 coroas tchecas (24, 6EU)  por pessoa, e lá você pode comprar o programa que custa cerca de 5 EU, e acompanhar a peça. E quem narra a ópera é o próprio Mozart, em marionete é claro.

E já que você está em Praga, porque não trazer na bagagem um belíssimo marionete adquirido em uma das dezenas de lojas especializadas em marionete, que os fazem artesanalmente. As lojas são incríveis e nos fizeram voltar a infância. E o custo de uma marionete pequena não é absurdo.Trouxemos para nossa filha um Mozart belíssimo, apelidado carinhosamente de “Little Mozart”.

Teatro de Marionetas de Praga

Se o seu gosto musical for diferente, não se desespere. A cidade possui também uma programação jazzística invejável. Nesse caso, comece nas jam sessions do Jazz Club (no U Stare Paní Hotel) e prossiga pelas performances e improvisações do Jazz Club Reduta, uma espécie de centro cultural de música e teatro (Naródni 20), e do Metropolitan Club (Jungmannova 14).

Teatro de Marionetas

Boate/Balada

Chapeu Rouge, Rua Jakubska 2, Cidade Velha - Tem 3 andares. No térreo é um pub, no subsolo 1 é uma boate e no subsolo 2 rola música ao vivo. Bem legal esse lugar. Bom pra conhecer gente. Fica perto da Old Town Square.

Karlovy Lázne - A boate mais famosa de Praga. São 5 andares de pura animação. site: http://www.karlovylazne.cz

 

Tel: +420 / 607 / 552731  -  Fax: +420 / 2 / 2432 4618
http://www.guia-em-praga.com.br e-mail: info@guia-em-praga.com.br