pragueguia-em-praga.com.br

A culinária tcheca é baseada em pratos com carne de porco e de gado, batatas (cozidas ou em forma de bolinho) e arroz. As salsichas também são bastante comuns nas barracas que vendem comida no centro das cidades. Elas vêm acompanhadas de uma fatia de pão.

Nas feiras ao ar livre, prove um doce muito comum por aqui - "Ceske Trdlo". Parece uma massa de pão enrolada num cilindro de metal que vai ao fogo. Depois de cozida a massa recebe uma camada de açúcar e canela. É uma delícia...

Os costumes alimentares da população checa não diferem muito das outras nações europeias. O dia é dividido em partes pela trindade dos pratos: o pequeno-almoço, o almoço e o jantar. Para maioria dos checos, almoço é o maior prato do dia. Em casa ou no restaurante, o almoço típico consta de três pratos: sopa, prato principal e sobremesa (ou, eventualmente, salada). Tudo começa da sopa, dizem as mães checas aos seus filhos.

Sopa de creme
Os cozinheiros checos, sabem fazer, além dos caldos sopas cremadas deliciosas, cujo ingrediente principal pode ser carne, leguminosas, ou hortaliça. O valor nutritivo dessas sopas é comparável com o dos pratos principais, podemos recomendar-lhe a sopa de batata, que cheira à manjerona, sopa de goulash servida em prato de pão.

Carne é um elemento estável da cozinha checa. Na mesa podem aparecer: carne de porco, carne de vaca, aves, ou já menos comum, carne de carneiro ou ovelha, carne de caça ou peixe.

SvickovaMolho de natas - SVICKOVA
É talvez o molho mais típico para a cozinha checa: molho de natas com lombo. Preparar um bom molho de natas é o desafio até para um cozinheiro experiente - afinal de contas, leia o seguinte e faça seu julgamento: o lombo lardeado de pedacinhos de toucinho deite em pano com legumes cortados a pedaços e condimentos, deixa estufar tudo até a carne amolecer. O legume mole esprema em passador e o molho final misture com natas. Serve-se com bolos de massa levedada (knedliky), fatias de limão e mirtilo vermelho.

Vepro Knedlo ZeloVepro knedlo zelo
Outro prato tipicamente checo é suíno - bola de massa de pão cozido - chucrute, que é carne de porco assada em forno com knedlík e chucrute bem azedo, molhado em sumo da carne.

 

Muitos brasileiros perguntam - o que é um KNEDLIK? Knedlik é um acompanhamento típico de inúmeros pratos da cozinha tcheca– está geralmente ao lado de um pedaço de carne, e quase sempre sendo ladeado por um molho.

Do que é feito um knedlik? Geralmente de farinha de trigo misturada com água. A massa é levedada e fica esponjosa e de sabor neutro (para não dizer sem gosto, que seria um exagero… mas não muito). Aí entra em ação o molho, que empapa o knedlik e dá o sabor. É bem gostoso e enche a barriga. Outro knedliky famoso é o de batatas, que é semelhante ao de cima, mas em vez da farinha é uma massa de batatas. Às vezes é misturada com pedacinhos de bacon.

Peixe
Apesar de uma típica ementa checa pode parecer não conter nada digno da admiração dos apreciadores dos pratos de peixe, a realidade oferece umas surpresas deliciosas. Carpa é o peixe típico da ceia natalícia, mas os pratos com carpa pode provar durante o ano inteiro, seja o tradicional conforme a receita típica (filetes de carpa empanados).

StrudlDoces tradicionais checos

Tarte de maçã, o strudel, da República Checa agrada o paladar da mesma maneira como o de outros países, mas não há nada comparável com os bolos - buchty - tradicionais checos, recheados de dormideira, doce de ameixa ou queijo fresco.

Cerveja

Os checos consideram cerveja sua bebida nacional. Escura, clara, misturada, de fermentação alta ... No mercado checo actual encontram-se mais de 470 variedades de cerveja. Cervejas não podem faltar na oferta de qualquer restaurante, esplanada ou clube. As melhores são cervejas tipo lager - claras ou escuras. O rito da cerveja contém, como seu elemento indispensável, a atmosfera típica de tascas e cervejarias checas, e um bate-papo com amigos, costume típico dos checos. As cervejas checas mais famosas sao Pilsner Urquell, Budvaeiser Budvar, Staropramen – mas os amantes da cerveja devem experimentar as outras marcas, como por exemplo a Gambrinus, Radegast e Krusovice que sao muito populares em Praga.

Cultura da cerveja na República Checa
Antes de sair à tasca, deveria saber umas informações essenciais:

A placa à entrada do restaurante indica a marca da cerveja servida. Não espere marcas diferentes. Na Boémia, a cerveja é servida em canecas de meio litro, se preferir uma dose inferior (0,33l), deve pedi-la, chama-se „malé pivo“.
A cerveja checa, além de ser a melhor do mundo, é também a mais barata! Saiba, que ao por uma caneca vazia sobre a mesa, está a sinalizar ao empregado que lhe traga outra cheia!

Visitas às cervejarias
Muitas cervejarias proporcionam visitas guiadas, combinadas com provas de cerveja.

Becherovka

A garrafa de Becherovka passou a ser uma lembrança favorável dos turistas que visitam a República Checas. Esse licor de ervas com um paladar típico meio amargo e meio doce deriva seus raízes das termas checas de fama mundial, Karlovy Vary, onde é designada de „décima terceira fonte com efeitos terapêuticos“ (www.becherovka.com).

Dicas de restaurantes:

Cervejarias:

U MedvidkuU MEDVIDKU

U Medvidku (O Pequeno Urso), a principal atracçao é a deliciosa cerveja Budvar. Restaurante com os seus 500 anos de história a servir comida checa. http://www.umedvidku.cz/



Plzenska restaurace em Obecni dum, o predio mais bonito de estilo art noveau em Praga. A fachada do lugar é magnífica e o interior mais estonteante ainda. O restaurante fica abaixo do prédio. Ótima cerveja, recomendo comer o pato com o repolho - uma delícia. endereço: Namesti Republiky 4 http://www.plzenskarestaurace.cz/

U PINKASU

Muita gente conhece a cervejaria U Fleku, talvez a mais tradicional e famosa de Praga. Porém, nem todo mundo conhece a U Pinkasu. E deveriam, porque mesmo sendo cinco vezes menor que sua concorrente famosa, vende mais cerveja. E, como vocês sabem, a matemática das cervejarias é simples – vende mais porque a cerveja é melhor, e é melhor porque vende mais… Ela foi fundada por um alfaiate, Jakub Pinkas (U Pinkasu = Do Pinkas) que costurava roupas para freis franciscanos. Certo dia, um amigo trouxe um exemplar da nova cerveja que estava sendo produzida em Pilsen, e o Sr. Pinkas se apaixonou. Chamou os amigos, e a coisa cresceu. Todos queriam mais da deliciosa cerveja dourada. Ao longo dos séculos, a casa passou para outras mãos, mas sempre manteve o nome do fundador. E o melhor de tudo: não é caro. Cheque o cardápio completo no site www.upinkasu.com. A localizaçao é óptima apenas uns passos da estaçao de Mustek e a Praça Venceslau. endereco: Jungmannovo Namesti 16, Praga 1

Novomestsky pivovar Esse restaurante fica a 400 m da Praça Venceslau, na rua Vidickova nº 20. Ela é também uma pequena fábrica de cerveja. A cerveja vendida é produzida lá mesmo. Os donos orgulhosamente dizem que é uma cerveja 100% tcheca, porque fabricam tudo com matéria-prima tcheca. Logo na entrada você já vê as caldeiras e pelos labirintos de salas você encontra as outras etapas da produção. O menu é bem variado, com opções clássicas como a sopa de tripas ou a svickova, mas tem também o gulas, o Old Bohemian Platter (carne de porco e lingüiças grelhados com chucrute e batatas). Se quiser saber mais, o site do restaurante é www.npivovar.cz.


Pivnice U Vejvodu, rua Jilská 4 - Cidade Velha. Cervejaria tradicional http://www.restauraceuvejvodu.cz/?page=home&lang=EN

Pivovarsky Dum

Um antigo bar tradicional, Pivovarsky dum é um óptimo lugar para uma dose de cerveja local. O menu oferece salsichas, feijões, carne de porco frita e temperada, tortas e croquetes de batata, assim como clássicos como o goulash e svickova. Os recipientes reluzentes de cobre onde a cerveja da casa é feita estão expostos, e um espelho angular permite os visitantes terem um vislumbre dos tubos de processamento de malte.

Localização: Jecna / Lipova estrada 15, Praga 2, Aberto: 11:00 – 23:30. website

Klasterni Pivovar Strahov

O mosteiro Strahov permitiu que uma cervejaria comercial, Klásterní Pivovar Strahov, abrisse uma loja nas suas imediações. Embora os monges nada tenham a ver com o processo de produção de cerveja, as cervejas aqui têm o nome de S. Norberto. É uma cerveja castanha muito escura e bastante mais amarga que você esperaria.

Localização: Mosteiro Strahov, Strahovské nádvoří 301. website

Restaurante com pratos típicos

Staroměstská restaurace

endereco: Staroměstské náměstí 19

http://www.staromestskarestaurace.cz/po/

O restaurante Staroměstská está localizado na Praça da Cidade Velha de Praga, bem no coração da capital tcheca. A história do Staroměstská começou quando ainda era um pequeno albergue popular, há mais de 50 anos. Lá você poderá degustar todo tipo de especialidades da cozinha tcheca, acompanhadas pela cerveja nacional, a Pilsen, em um ambiente muito eclético. Durante o verão, poderá optar por comer no salão interno ou nas mesas colocadas em frente ao restaurante.

Mucha Restaurace

endereco: Melantrichova no. 5, Stare Mesto - Cidade Velha

O restaurante Mucha de Praga tem o mesmo nome do famoso pintor tcheco Alfons Mucha, um dos máximos expoentes do estilo art nouveau. A decoração faz jus ao nome, com elementos do começo do séc. XX, tais como pôsteres do célebre artista e móveis da belle époque.

Lá você poderá degustar receitas tradicionais da cozinha tcheca à base de carne e peixe, além de uma grande variedade de pratos vegetarianos e vinhos elaborados na Morávia. Nos fins de semana, o ambiente é animado por shows de jazz durante o jantar.

Restaurace U Svatého Tomáse

endereco: Letenská 12, Bairro Pequeno - Mala Strana

Largas mesas, especialidades da Bohemia acompanhadas de deliciosa cerveja.

Ferdinanda

Este é um restaurante barato, amigável e moderno. Pense em utensílios agrícolas (transformados em acessórios e decoração), cerveja Ferdinand a um clique e aquilo que constitui um conjunto de impressionantes interpretações da comida de bar checa. Pão frito plebeu coberto com queijo azul ralado. Experimente o delicioso goulash e prove a cerveja ‘Seven Bullets’ (‘Sete Balas’) fabricada nas instalações, com o nome derivado das sete balas que mataram o arquiduque Franz Ferdinand. O goulash é denso, com carne tenra e quase complicadas camadas de sabor. Esta é a melhor comida checa não refinada localizada mesmo no centro da zona turística.

Localização: Opletalova 24, Cidade Nova (mesmo à saída da Praça Wenceslas)

Aberto: Seg-Sex 9h-23h; Sáb-Dom 11h-23h

U Sádlů

O restaurante tem uma decoração inspirada na Idade Média, com armaduras e armas na parede. A cozinha produz fantásticos lombinhos, sopas nutritivas e outras refeições comuns, mas com um certo ‘je ne sais quoi’. A comida é realmente excelente e as porções são grandes.

Localização: Klimentská 2, Cidade Nova.

Aberto: todos os dias 11h-01h

Restaurace Puškin 
Esse é um daqueles restaurantes que ficam em ruas menos movimentadas. O cardápio é bem variado, com saladas, massas, carnes e pratos da culinária checa e também russa.

Os pratos típicos variam de 200 a 275 coroas checas.

Localização: Husova 14, Bairro Velho - Staré Mesto

Café

CukrkavalimonadaCUKRKÁVALIMONÁDA:
Um bistrô com o nome mais longo na cidade. Próximo a Ponte Carlos, come-se muito bem e paga-se pouco. Tem a melhor LIMONADA na cidade. rua Lazenská 7 - Mala Strana, Bairro Pequeno

 

 

Restaurante com o show medieval

U Pavouka - Restaurante com show e música medieval, rua Celetna no. 17, Old Town - Cidade Velha - a poucos passos da Praca Velha http://www.krcmaupavouka.cz/

Espetáculo em uma taberna medieval do século XII. O jantar é servido por garçons vestidos com trajes de época,  ao som de canções e ritmos de danças antigas,com apresentações de esgrimistas. Jantar ALL YOU CAN EAT inclui duas bebidas. Excelente comida num ambiente muito especial.

Restaurantes para uma ocasião especial (lua de mel, aniversário)

U Cerneho SlunceAlchymist Club

endereco: Hellichova 4, Bairro Pequeno - Mala Strana - perto de Igreja de Menino Jesus de Praga http://www.alchymist.cz/

O Alchymist Club Restaurant é um dos locais mais seletos de toda a cidade de Praga. O seu nome faz referência à fama de "cidade de alquimistas" que Praga ostentou durante a Idade Média. Embora a fórmula para transformar qualquer metal em ouro, ao que tudo indica, nunca tenha sido conseguida, uma visita a este restaurante é uma experiência que vale ouro.

Com uma decoração imponente, em estilo art nouveau com toques barrocos, o comensal tem a sensação de estar em um palácio. Além de poder usufruir de um dos ambientes mais luxuosos da cidade, no Alchymist você também poderá degustar o melhor da culinária internacional. Não é à toa que por lá já tenham passado algumas celebridades como Gérard Depardieu, Johnny Depp ou Emmanuelle Béart.

KLUB ARCHITEKTU
O restaurante Klub Architektu está localizado no famoso bairro Staré Mésto (Cidade Velha) de Praga, oferecendo pratos da cozinha tradicional tcheca e pratos vegetarianos em um ambiente acolhedor e muito descontraído. Instalado em uma antiga adega, este restaurante conta com uma decoração minimalista bastante peculiar e paredes de pedra.

Entre as especialidades do restaurante, se encontram pratos como o peru assado com batatas e o creme de salmão, todos servidos em porções bastante generosas. Cabe ressaltar que o Klub Architektu também está na lista dos restaurantes mais econômicos da cidade de Praga.

Vale muito a pena!
Betlémské Namesti, 169/5A. Stare Mesto - Cidade Velha http://www.klubarchitektu.com/

Kampa Park

endereço: Na Kampĕ 8a http://www.kampapark.cz/
O restaurante Kampa Park foi inaugurado em 1994 e está localizado na ilha de Kampa, às margens do rio Moldava. Devido à sua alta categoria, tornou-se o restaurante preferido das celebridades que visitam a cidade de Praga.

O Kampa Park oferece especialidades da cozinha internacional, com uma grande variedade de pratos à base de carnes e peixes e 150 tipos de vinho. Você pode comer tanto no salão do restaurante como em seu terraço, localizado às margens do rio e iluminado pela tênue luz de velas estrategicamente posicionadas

Hergetova cihelna

Cihelná 2b, Malá Strana

Situado perto do rio Vltava, o restaurante Heregetova Cihelna é um elegante endereço da cidade, com uma vista magnífica da Ponte Carlos e do castelo. Com essas condições, obviamente, seus preços não são os mais econômicos, mas vale a pena.

Entre suas especialidades, saladas frescas, risotos, compotas, um popular mingnon ao foi gras ou o tempurá de atum ao wasabi.

La Perle de Prague

endereco: Rasinovo nabrezi 80

O restaurante La Perle de Prague está situado no último andar de um famoso edifício conhecido como Dancing House. Esse edifício foi construído em 1997, seguindo um estilo arquitetônico que se conhece como desconstrucionismo. Na parte interna do restaurante, merecem destaque as suas amplas janelas, atrás das quais o comensal descobre uma vista magnífica do horizonte de Praga, tendo o Castelo de Praga, a Ponte de Carlos e o rio Moldava como pano de fundo. No La Perle de Prague a especialidade são os pratos da culinária francesa, com uma grande variedade de opções. Você poderá optar tanto pelo serviço à la carte como pelo menu degustação, juntamente com uma ampla oferta de vinhos. Além disso, durante os meses de verão é possível comer no terraço superior do edifício, devidamente preparado.

U Maliru Restaurace

endereco: Maltézské námestí 11, Bairro Pequeno - Mala Strana

http://www.umaliru.cz/en/

"Os Pintores", pequeno e elegante restaurante, próximo à igreja da Ordem de Malta, vinhos de qualidade

U Tri Pstrosu, "As três avestruzes"

endereco: Drazického námestí 6, Bairro Pequeno - Mala Strana

http://www.hotelutripstrosu.cz/en/restaurant/

Seus elevados preços se compensam com a qualidade da comida e o ambiente seleto do local.

Restaurante brasileiro em Praga

Ambiente Brasileiro em Praga - trata-se de um nome de um restaurante! Depois de duas semanas fora, provando pratos internacionais, muitos turistas se deparam com aquela saudade da comidinha de casa… Nem sempre, porém, dá para encontrar arroz-com-feijão e a saudade fica roncando na barriga até a volta ao Brasil. Porém em Praga, o churrasco está presente: quem quiser experimentar o Ambiente Brasileiro, segue a dica. endereco: U Radnice 8/13, Cidade Velha - Stare Mesto - bem perto de Praça de Relogio Astronomico www.ambi.cz

Restaurante - os garçons todos vestidos como homem das cavernas, show a meia-noite

Restaurante Pravek (Stone Age)

Sokolska no. 60, Praha 2

http://www.pravek.cz/restaurace.php?ide=48

É como entrar numa grande caverna - os garçons todos vestidos como homem das cavernas, não tem cadeiras e sim uns tocos simulando pedras, até o banheiro é decorado de forma super primitiva. Assim que vc chega tem as instruções na mesa que para chamar a atenção dos garçons vc tem que gritar ou bater na mesa. Eles chegam perto de vc, brincam, te cheiram como se vc fosse de outro mundo e eles homens das cavernas. É muito engraçado! Eles fazem um show no meio da noite e brinca com os clientes, é um sarro e a comida muito legal!!

Restaurante Pravek


Tel: +420 / 607 / 552731  -  Fax: +420 / 2 / 2432 4618
http://www.guia-em-praga.com.br e-mail: info@guia-em-praga.com.br